Figurações do passado: o romance histórico em Walter Scott e José de Alencar
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v12i18.11061Resumo
Com base no testemunho de José de Alencar de que Sir Walter Scott contava entre seus escritores favoritos, esse ensaio busca discutir em que medida o romance histórico tal como Scott o configurou poderia ter servido de modelo ao escritorbrasileiro. A crítica já traçou paralelos entre esses dois escritores do ponto de vista da construção e da representação de uma identidade nacional, mas pouco se deteve sobre a questão da apropriação da forma romance histórico pelo autor brasileiro, o
que exige investigar que aclimatações foram necessárias do ponto de vista formal para que Alencar desse conta da matéria brasileira dentro de seu projeto de criação do romance nacional.
Downloads
Publicado
2017-06-29
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).