Muito além do inimitável

Autores

  • Filipe Manzoni Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v21i35.14596

Palavras-chave:

Poesia Contemporânea, Leonardo Gandolfi, Música Popular, Roberto Carlos.

Resumo

Nosso trabalho se propõe a repensar os procedimentos de imitação, apropriação e plágio dos quais a obra de Leonardo Gandolfi lança mão, em especial em A morte de Tony Bennett (2010), a partir do cenário de circulação e consumo música popular, em especial a partir da figura-chave do cantor Roberto Carlos. Através de uma série de intérpretes e imitadores o que a poesia de Gandolfi parece propor é uma priorização, sobre qualquer estatuto originário de uma obra, de seus usos, sua circulação e sua capacidade de estabelecer vínculos afetivos.

Abstract: The main goal of this research is to reconsider the procedures of appropriation and collage from the poetry of Leonardo Gandolfi, especially in his A morte de Tony Bennett (2015), in face of a paradigm of the popular music, particularly through the center image of the Brazilian singer, Roberto Carlos. The poetry of Leonardo Gandolfi concepts a network of interpreters and impersonators to bring forward, and against any original priority, the value of their use, theirs circulation and, mostly, it's capability of creating emotional bounds.

Keywords: Contemporary Poetry; Leonardo Gandolfi; Popular Music; Roberto Carlos.

Biografia do Autor

Filipe Manzoni, Universidade Federal de Santa Catarina

É Doutorando do programa de pós-graduação em literatura da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, obtido em 2014 com a dissertação “Quatro poetas, quatro cidades: Adriano Espínola, Arnaldo Antunes, Caio Meira e Nicolas”, e graduação em Letras - Português Literaturas em 2011 com Licenciatura Plena para Habilitação em Português-Literaturas pela mesma universidade em 2013.

Downloads

Publicado

2017-12-20