“Vende-se poesias de graça”

Autores

  • Vinicius Tobias Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rafael Senra Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

publicação artesanal, fanzine, Minas Gerais, grupos de poesia, Poesia do Ato.

Resumo

Este artigo apresenta uma rede de poetas do interior mineiro cujos protagonistas lidam com diversas frentes de atuação, e, a partir de suas obras, a análise irá se ater ao elo comum que melhor se evidencia o desejo de produzir poesia: suas publicações artesanais. Dessa forma configura-se um panorama do funcionamento desse meio ambiente cultural, onde se produz e se consome poesia fora dos eixos institucionais, com algumas reflexões críticas sobre a natureza da poesia ali contida.


Abstract: This article presents a poets' network of Minas Gerais state inland to dial with various ways of living poetry, and, amongst their publication, the analysis will focus in were is more evident the desire in write poems: his craftwork publications. In this way offer to a panorama of the functioning of this cultural environment, were be produces and consumed poetry out of the institutional machines, containing too, some kind of critical reflections about the nature of the poetry found there.

Keywords: craftwork publications; fanzine; Minas Gerais; poetry groups; Poetry of the Act.

Biografia do Autor

Vinicius Tobias, Universidade Federal de Juiz de Fora

É Mestrando em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) onde é bolsista da CAPES. Desenvolve pesquisas sobre literatura e ‘orientalização na canção brasileira'. É autor dos seguintes artigos: “Eu sei que não faço nada / mas ainda vou transar com você”: A não intencionalidade como marca da orientalização na canção contracultural brasileira” (2016) e “Os yoguins do séc. XXI: o aprendiz pós-tradicional orientalista na canção de BNegão e Walter Franco” (2015).

Rafael Senra, Universidade Federal de Juiz de Fora

É Doutor em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é Editor na Editora Verter. Desenvolve pesquisas sobre quadrinhos, adaptações intermidiáticas, literatura, identidade, mineiridade e música popular. É autor dos livros: “Dois Lados da Mesma Viagem: a mineiridade e o Clube da Esquina.” (1ª Ed. Juiz de Fora: Bartlebee, 2013. V.1, 174p) e “O olhar de bicicleta” (Bartlebee & Verter, 2017, 180 p - no prelo); e dos artigos: “Imanência e transcendência na mineiridade” (2016) e “O lobo e o mago: uma leitura da caminhada espiritual de Hermann Hesse a Paulo Coelho” (2015).

Downloads

Publicado

2017-12-20