Denis Diderot: Imagem, Alteridade e Valor
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v9i13.15192Resumo
Resumo: Para Diderot, pensar a realidade implica o esforço permanente de traduzir
a experiência fragmentária que dela se tem numa rede acabada de linguagem, seja
ela verbal ou plástica. Não se pode ler o mundo sem, a cada vez, totalizá-lo, sem
dar-lhe uma inflexão lógica -- sem nele inferir valores. Este trabalho aborda a questão sob o prisma do filósofo, destacando o modo como
sua obra permite pensar a atividade artística em geral, e a pintura em particular,
como produção e, ao mesmo tempo, questionamento incessante de valores.
Palavras-chave: Diderot, imagem, estética
Downloads
Publicado
2019-11-05
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).