Leitura caleidoscópica da natureza

Autores

  • Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v22i37.21682

Palavras-chave:

Manoel de Barros, Poesia, Brunna Mancuso, Ilustração, Confluência.

Resumo

O estudo promove uma aproximação entre poesia e ilustração, a partir de uma abordagem comparativa entre uma poesia de Manoel de Barros e uma ilustração da artista contemporânea Brunna Mancuso. Utilizamos como base teórica fundamental textos de crítica de arte e literatura que possibilitaram uma compreensão acerca desse encontro. Consideramos as diversas relações que uma arte estabelece com outras, numa perspectiva metodológica comparativista foram feitos levantamentos das similaridades entre as duas obras expressas em linguagens diferentes e períodos distintos.

 

The study promotes an approximation between poetry and illustration, from a comparative approach between a poem by Manoel de Barros and an illustration by the contemporary artist Brunna Mancuso. We use as fundamental theoretical basis texts of criticism of art and literature that made possible an understanding about this encounter. We consider the various relationships that an art establishes with others, in a comparative methodological perspective, surveys of the similarities between the two works expressed in different languages and distinct periods.

Biografia do Autor

Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Pós-doutora pela UFRJ. É Professora Associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR). Professora nos cursos de Letras e Comunicação Social.Coordenadora do Programa Mestrado em Letras da UNICENTRO. Coordenadora do Laboratório de Estudos Culturais, Identidades e Representações (LABECIR/UNICENTRO) Membro do Projeto Cooperação bi-nacional Argentina-Brasil: fomento à interação entre Ciências Sociais Aplicadas e Inovação Tecnológica. Autora do livro: A Escrita de Mulheres na Pós-modernidade e a Desconstrução do Cânone Literário. Publicações: A Representação Feminina em “Vestida De Preto” De Mário De Andrade (Revista da ANPOLL/2016), O corpo feminino na obra de Adriana Varejão: transgressão e ruptura (DESENREDO/2017), Vestígios Românticos na Literatura De Autoria Feminina (TERRA ROXA E OUTRAS TERRAS 2014).

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Publicado

2018-12-05

Edição

Seção

Artigos