Violência de gênero nas literaturas de língua portuguesa - Ficção e realidade em (con)textos contemporâneos
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo refletir a violência nas Literaturas de Língua Portuguesa e, mais precisamente, a de gênero presentes nos contos “Na noite do tic tac”, do escritor angolano Rosário Ngunza; “Shirley Paixão”, da brasileira Conceição Evaristo; e, “Os olhos dos mortos”, do moçambicano Mia Couto. A escolha do tema, dos contos e seus autores decorreram do fato da violência está diretamente representada nessas produções, constatando a premissa do desejo de ilustrar tal ato como uma condição extrema da humanidade e possível de reflexão por meio de narrativas curtas como as que submetemos nesta análise. Igualmente importante salientar, as ligações harmoniosas entre fatos, acontecimentos e ideias com o mundo imagético propiciado por estes contos. O desejo, portanto, é fomentar, uma discussão acerca do ficcional e do imaginário posto nas obras, mas também reconhecer seus graus de verossimilhanças para com a situação da violência de gênero na atualidade.
The present work aims to reflect the violence in the Portuguese Language Literatures and, more precisely, the genre present in the stories “Na noite do tic tac” by the angolan writer Rosário Ngunza; “Shirley Paixão”, by the brazilian Conceição Evaristo; and, “Os olhos dos mortos” by mozambican Mia Couto. The choice of the theme, the stories and their authors stem from the fact that violence is directly represented in these productions, noting the premise of the desire to illustrate such an act as an extreme condition of humanity and possible reflection through short narratives such as those we submit in this analyze. Equally important, the harmonious connections between facts, events and ideas with the imaginary world provided by these tales. The desire, therefore, is to foster a discussion about the fictional and the imaginary put in the works, but also to recognize their degrees of likelihood for the current situation of gender violence.
Palavras-chave
DOI: https://doi.org/10.55702/3m.v22i37.21685
Direitos autorais 2018 José Flávio da Paz

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.