Educação e trabalho na prática de cinema - Apontamentos teóricos sobre uma experiência

Autores

  • Paulo Maia Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v22i37.22079

Resumo

A formação crítica de leitura e escrita pode pressupor ações interdisciplinares e integrais, estabelecendo um tensionamento entre teorias e práticas, numa condição politécnica. A questão: naturalismo x realismo, matéria profícua na história da cinematografia e na tradição teórica sobre o tema, pode suscitar exercícios que articulam produção e crítica cinematográficas num horizonte formativo. Este artigo descreve uma experiência que relaciona leitura, escrita e exercícios críticos de cinema.

 

The critical education of reading and writing may presuppose interdisciplinary and full actions, establishing a tensioning among theories and practices in a polytechnic condition. The issue lies in the opposition naturalism x realism which is a fruitful subject in the cinematography history and in the theoretical tradition about it. This paper describes an experience that links the reading, the writing and critical activities of the cinema

Biografia do Autor

Paulo Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Literatura Comparada pela UFRJ, Professor Substituto no Dpto. de Ciência da Literatura da Fac. de Letras da UFRJ, Professor Visitante no Mestrado Profissional do Núcleo para o Desenvolvimento Social – NIDES/UFRJ, Pesquisador no Grupo de Educação Multimídia – GEM/Letras/UFRJ.

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Publicado

2018-12-05

Edição

Seção

Artigos