De “Pensamento” a “Epigrama n° 6”: um estudo do processo criativo de Cecília Meireles

Autores

  • Stela de Castro Bichuette
  • Karoline Zampiva Corrêa Corrêa

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v22i38.23699

Palavras-chave:

Cecília Meireles, Crítica Genética, Revista Festa.

Resumo

Resumo: Nesta pesquisa, tivemos como ponto de partida, observar a participação da poeta Cecília Meireles (1901-1964) na Revista Festa. Após fazer um levantamento de dados dos respectivos textos publicados por ela, verificamos que o poema “pensamento” publicado na revista em 1935 pode ser lido como texto que guarda os elementos textuais que poderão ser lidos, posteriormente, em “Epigrama nº 6” encontrado na primeira edição do livro Viagem (1939). Dessa maneira, o objetivo principal desse trabalho é analisar as mudanças que ocorreram entre as duas versões de um mesmo poema, utilizando como arcabouço teórico o livro, Crítica Genética: Fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística (2008), de Cecília Almeida Sales.

 

Abstract: The participation of the poetess Cecília Meireles (1901-1964) in the magazine Festa is analyzed. It may be perceived that, after surveying data on the published texts, the poem “pensamento” published in the magazine in 1935 is the same poem “Epigrama nº 6” found in the first edition of Viagem (1939). Current research, based on the book Crítica Genética: Fundamentos dos estudos genéticos sobre oprocesso de criação artística (2008) by Cecília Almeida Sales, investigates changes in the two versions of the same poem.

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Publicado

2019-02-28