Foi assim que aconteceu: o trauma aquático em Longe da água, de Michel Laub

Autores

  • Luiza Casanova Machado Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosani Úrsula Ketzer Umbach Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v23i41.24447

Palavras-chave:

Literatura Brasileira Contemporânea, Narrativa. Michel Laub, Herói, Percurso Existencial.

Resumo

Com a finalidade de cumprir o objetivo de compreender como se dá a tensão entre percurso individual na obra Longe da água (2004), do porto-alegrense Michel Laub, contra a problemática do tempo em seu percurso, a obra será pensada através de textos críticos que abordam a produção literária contemporânea brasileira e ocidental, em especial a narrativa, e que mapeiam seus principais traços e tendências. A partir disso é que será possível compreender como se dá a crise entre o eu e o tempo, transformando essa relação (sujeito–tempo) em uma relação violenta e traumática.

Biografia do Autor

Luiza Casanova Machado, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Letras - Estudos Literários pela UFSM e é aluna de Extensão Universitária em Oficina Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atua como professora de Literatura do Colégio G10 - Santa Maria.

Rosani Úrsula Ketzer Umbach, Universidade Federal de Santa Maria

Bolsista de produtividade em pesquisa 1D do CNPq e professora titular da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: ficção e história, cultura, memória e identidade, autoritarismo e repressão, narrativas (auto) biográficas.

Downloads

Publicado

2019-11-03