Ficção narcisista nas obras Bonsai de Alejandro Zambra e A hora da estrela de Clarice Lispector

Autores

  • Alana Destri Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Wellington Ricardo Fiorucci Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Palavras-chave:

ficção narcisista, pós-modernismo, literatura latino-americana, Bonsai, A hora da estrela.

Resumo

A compreensão linguística dos textos literários socialmente e historicamente situados é de fundamental importância para entender o pensamento de uma nação de forma profunda. Tendo isto em vista, o estudo aqui apresentado usou como objeto duas obras latino-americanas passíveis de serem conceituadas como pertencentes à estética pós-modernista. São elas Bonsai de Alejandro Zambra (2006) e A hora da estrela (1977) de Clarice Lispector. Para a análise, comparou-se as diferenças e semelhanças entre as duas no que tange à narração. Ambas são textos que se mostram diegeticamente autoconscientes e linguisticamente autorreflexivos, ou seja, são textos metaficcionais e metalinguísticos respectivamente que compõe o que Linda Hutcheon (1984) conceitua como “ficção narcisista”.

Biografia do Autor

Alana Destri, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR na linha de pesquisa Linguagem, Educação e Trabalho. 

Wellington Ricardo Fiorucci, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis) na área de Literatura Comparada.

Downloads

Publicado

2019-10-31

Edição

Seção

Artigos