Alma atlântica: uma leitura junguiana do romance Que importa a fúria do mar

Autores

  • Sergio Ricardo Perassoli Junior Universidade Federal de São Carlos
  • Aparecido Donizete Rossi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, Departamento de Letras Modernas.

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v24i42.31097

Palavras-chave:

Literatura, Teoria Literária, Crítica Literária, Psicanálise

Resumo

Por meio da análise da obra Que Importa a Fúria do Mar (2013), romance de estreia da jornalista Ana Margarida de Carvalho, intenta-se realizar alguns apontamentos a respeito da figura da anima, arquétipo junguiano que evidencia o lado feminino e a completude psíquica do homem. Recorrendo a uma reflexão sobre a personagem Joaquim e seu amor por Luísa, o presente estudo pretende compreender a manifestação do simbolismo da anima ao longo dos principais acontecimentos do romance.

Biografia do Autor

Sergio Ricardo Perassoli Junior, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Psicologia pela Universidade Paulista (2013), mestre em Estudos Literários pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) - Faculdade de Ciências e Letras/Campus de Araraquara (2017) - e doutorando em Estudos de Literatura pela Universidade Federal de São Carlos (2018)

Aparecido Donizete Rossi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, Departamento de Letras Modernas.

Cido Rossi é graduado em Letras (Português/Inglês), mestre e doutor em Estudos Literários pela UNESP - Araraquara/SP. Atua no curso de Letras da UNESP - Araraquara, no qual é professor de Literatura Inglesa; no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da mesma instituição, no qual é professor permanente; e no Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura da UFSCar - São Carlos/SP, no qual é professor colaborador. Desenvolve pesquisas sobre as Manifestações do Gótico, do Fantástico e da Fantasia na ficção por meio das perspectivas da Desconstrução derridiana e da Psicanálise freudiana-junguiana. É líder do grupo de pesquisa (CNPq/UNESP) Vertentes do Fantástico na Literatura, coordenador do GT ANPOLL Vertentes do Insólito Ficcional e membro dos grupos de pesquisa (CNPq/UERJ) Estudos do Gótico e Nós do Insólito.

Downloads

Publicado

2020-03-23