Corpo e rememoração: a experiência de trabalho com o grupo Mulheres de Taipas
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v24i43.31459Palavras-chave:
Histórias de Vida, Rememoração, TestemunhoResumo
Estruturado como um relato de experiência, este artigo aborda o trabalho de recolha de histórias de vida desenvolvido com um grupo de mulheres idosas que se reuniam em uma biblioteca municipal na periferia de São Paulo, as Mulheres de Taipas, procurando tecer reflexões sobre essa experiência a partir das noções de memória/rememoração, corpo e memória, e memória e testemunho. Para tal, apoia-se em Bosi (1994), Felman (2000), Kehl (2001) e outros autores, questionando ainda a busca (possível?) de não interferir nos registros por escrito feitos pelas mulheres a partir de histórias contadas oralmente.
Downloads
Publicado
2020-04-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).