A questão do modernismo no teatro brasileiro

Carolina Montebelo Barcelos

Resumo


Da mesma forma que a Semana de Arte de 22 entrou para o cânone do modernismo brasileiro como um marco, atribui-se, com frequência, a montagem de Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues, em 1943, pelo grupo teatral carioca Os Comediantes,ou o TBCao conceito de teatro moderno no Brasil. Desse modo, o assunto tem se mostrado como uma questão para a teoria e história do teatro brasileiro e esse artigo tem por objetivo refletir acerca dos diferentes parâmetros utilizados pelos teóricos do teatro brasileiro na constituição do que seria o modernismo no teatro do país, acenando, nas considerações finais, com novas possibilidades de pensarmos o teatro moderno no Brasil para além do cânone.


Palavras-chave


Literatura comparada; modernismo; marco; cânone; teatro brasileiro

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Carolina Montebelo Barcelos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.