A BNCC e o campo de atuação artístico-literário: o espaço aos estudos literários no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v25i46.36095

Palavras-chave:

BNCC, currículo, campo artístico-literário, ensino de literatura.

Resumo

A proposta deste artigo é oferecer uma comparação entre algumas habilidades do campo artístico-literário da Base Nacional Comum Curricular e as leituras que os currículos estaduais de SP, RJ, PR e PE deram às mesmas habilidades. Com isso, pretende-se problematizar a compreensão que a escola média tem do que é literatura, aproximando-a dos estudos linguísticos e distanciando-a dos estudos literários. O texto passa ainda pela discussão sobre a urgente necessidade de um plano de formação docente direcionado à ampliação do repertório estético-literário dos professores, para que, dispondo de critérios literários, possam ser mais capazes de escolher (ou recusar) obras literárias para seus alunos, com vistas à educação integral do sujeito.

Biografia do Autor

Kátia Nelsina Pereira Chiaradia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Kátia Chiaradia concluiu graduação, mestrado e doutorado na Universidade Estadual de Campinas, sob orientação da Prof Dra Marisa Lajolo, e pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob supervisão do Prof Dr Roberto Acízelo. Recentemente, passou a compor o grupo de pesquisa “Literatura em Rede”, da Universidade Federal do Paraná, sob coordenação da Prof Dra Milena Martins.

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Publicado

2021-05-31