O CONCEITO DE INTERESSE
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v8i10.37824Palavras-chave:
interesse, Estética, conceito, Idéia.Resumo
O objetivo é precisar o conceitode interesse na estética de Schopenhauer,
para determinar o papel que ele ali desempenha. A negação do interesse tendo sido
vista como central na estética de
Schopenhauer, leva a uma leitura que a contrapõe à estética de Kant, em que o desinteresse estaria relacionado não com a
negatividade do sensível, mas com uma
mera indiferença em relação à existência
do objeto, para constituir um campo
próprio da arte, onde vige o puro prazer
estético. Procuramos mostrar aqui que
o desinteresse na filosofia da arte de Schopenhauer muito mais do que uma postura niilista revela um outro tipo de “conhecimento”, diverso do racional,
permitindo, tal como em Kant, definir
a especificidade da arte e do sentimento
estético.
Downloads
Publicado
2020-08-27
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).