Poemas

Autores

  • Afonso Henriques Neto
  • Cesar Garcia Lima
  • Eduardo Sterzi UNICAMP
  • Italo Diblasi
  • Júlia de Carvalho Hansen
  • Roberto Corrêa dos Santos
  • Tarso de Melo Universidade de São Paulo
  • Waldo Motta

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v24i44.38397

Resumo

Poemas dos diversos autores

Biografia do Autor

Afonso Henriques Neto

Nasceu em Belo Horizonte (MG) em 1944. É autor de O misterioso ladrão de Tenerife, Restos & estrelas & fraturas, Ossos do paraíso, Tudo nenhum, Abismo com violinos, Eles devem ter visto o caos, Cidade vertigem, Uma cerveja no dilúvio, A outra morte de Alberto Caeiro e Cantar de labirinto, entre outros livros de poesia. Publicou o livro de contos Relatos nas ruas de fúria e o de traduções poéticas Fogo alto (Catulo, Villon, Blake, Rimbaud, Huidobro, Lorca e Ginsberg), além de participar de diversas antologias no Brasil e no exterior. Em 2019 publicou seu primeiro romance, Os odiados do sol.

Cesar Garcia Lima

(Rio Branco, AC, 1964) é autor dos livros de poemas Águas Desnecessárias (1997), Este livro não é um objeto (2006) e Trópico de papel (2019). Doutor em Literatura Comparada e jornalista, dirigiu o documentário “Soldados da Borracha” (2010). Vive no Rio de Janeiro.

Eduardo Sterzi, UNICAMP

Nasceu em Porto Alegre em 1973 e desde 2001 vive em São Paulo. É escritor, crítico e professor de teoria literária na UNICAMP. Publicou, entre outros, Por que ler Dante (crítica, 2008), A prova dos nove (crítica, 2008), Aleijão (poesia, 2009), Cavalo sopa martelo (teatro, 2011) e Maus poemas (2016). Foi curador da exposição Variações do corpo selvagem: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo (com Veronica Stigger), entre outras.

Italo Diblasi

Nasceu no Rio de Janeiro em 1988. Publicou o livro O limite da navalha (Garupa, 2016). Tem poemas publicados em revistas e antologias do Brasil e de países da América Latina. Atualmente está em finalização de seu segundo livro, a morte não é magrinha.

Júlia de Carvalho Hansen

(São Paulo, 1984) é poeta e astróloga. Autora de livros publicados no Brasil e em Portugal, sendo os mais recentes Seiva veneno ou fruto (Chão da Feira, 2016) e Romã (Chão da Feira, 2019). Estudou Letras na Universidade de São Paulo e é mestre em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa.

Roberto Corrêa dos Santos

É semiólogo, teórico da arte, artista; atuou como professor de teoria da arte e de estética no Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo sido professor de semiologia e de teoria da literatura na PUC-Rio e na UFRJ. Publicou e vem publicando livros sobre teoria, arte, literatura; livros de poesia; livros de artista. Dedica-se a pesquisas acerca das relações entre escrita e arte visual.

Tarso de Melo, Universidade de São Paulo

(1976), poeta e ensaísta, lançou os livros de poemas Íntimo desabrigo (Alpharrabio, Dobradura, 2017), Dois mil e quatrocentos quilômetros, aqui (com Carlos Augusto Lima; Luna Parque, 2018) e Rastros (martelo casa editorial, 2019), entre diversos títulos como autor e organizador. É advogado e professor, doutor em Filosofia do Direito pela Universidade de São Paulo. Curador dos ciclos “Vozes Versos” (Tapera Taperá, com Heitor Ferraz Mello), “Passaporte: Literatura” (Goethe-Institut SP, com Marcelo Lotufo) e “Algaravia!” (Biblioteca Mário de Andrade).

Waldo Motta

É poeta, ensaísta, tradutor, ator, numerólogo, publicou, entre outros: Bundo e outros poemas (Unicamp, 1996), finalista do Prêmio Jabuti 1997; Transpaixão (Edufes, 2009, 2ª. ed.; coletânea, adotado no vestibular da UFES 2010-12) e Terra sem mal (Patuá, 2015), livro cujo projeto ganhou bolsa e estadia na Alemanha, em 2001-02. Também atuou como writer in residence na Universidade da Califórnia, em Berkeley, em 2002. Traduziu textos bíblicos a partir do hebraico e dois livros, via alemão e inglês, da escritora eslovaca Jana Bodnarová.

Downloads

Publicado

2020-11-02