As marcas do sufismo no Oriente de Milton Hatoum

Autores

  • Valter Luciano Gonçalves Villar Universidade do Estado do Amazonas - UEA; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas

Palavras-chave:

Sufismo, Maronita, Árabe, Literatura Brasileira, Milton Hatoum

Resumo

O fenômeno religioso vem se tornando cada vez mais sistemático e abundante na nossa sociedade, especialmente no tocante à religião islâmica, sempre retratada pelas corporações midiáticas, como lócus de intolerância e barbárie. Milton Hatoum tem se contraposto a esse estado discursivo, anteriormente percebido pelo crítico palestino Edward Said, ao ornar seus personagens árabes masculinos com a roupa do sufismo, corrente religiosa islâmica que preceitua a dança, a poesia e as artes, como um dos caminhos pelos quais o homem pode vislumbrar a Divindade.

Biografia do Autor

Valter Luciano Gonçalves Villar, Universidade do Estado do Amazonas - UEA; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas

Literatura Brasileira. Letras

Referências

ALCORÃO SAGRADO: os significados dos versículos do Alcorão Sagrado. Tradução de Samir El Hayek. São Paulo: Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, s.d.

ATTAR, Farid ud-Din. A linguagem dos pássaros: versão integral. Tradução e notas de Álvaro de Souza Machado e Sérgio Rizek. São Paulo: Attar Editorial, 1987. (Coleção Clássicos do Sufismo).

BURCKHARDT, Titus. Espejo del Intelecto. Palma de Mallorca: José J. de Olaneta, 2000.

BURKE, Peter. Perdas e ganhos: exilados e expatriados na história do conhecimento na Europa e nas Américas, 1500-2000. Tradução de Renato Prelorentzou. São Paulo: Editora Unesp, 2017.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.

ARIAS, Pablo Beneito. “Invocai-me e vos Responderei”: a resposta divina no Sufismo. In: PEREIRA, Rosalie Helena de Souza (Org.). O islã clássico: itinerários de uma cultura. São Paulo: Perspectiva, 2007.

HATOUM, Milton. Conversa com Milton Hatoum. Babel: revista de poesia, tradução e crítica, Santos, ano 1, n. 1, p. 6-22, jan.-abr. 2000. Entrevista concedida a Susana Scramin.

HATOUM, Milton. Dois irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

HATOUM, Milton. Entrevista – Milton Hatoum, 1993. Disponível em: . Acesso em: jan. 2010.

HATOUM, Milton. Relato de um certo Oriente. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

LEITE, Sylvia V. A. O simbolismo dos padrões geométricos da arte Islâmica. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.

LEITE, Sylvia V. A. Sufismo, a unidade na multiplicidade. Entrelivros, São Paulo, n. 3, p. 42-45, maio 2007.

MAALOUF, Amin. As Cruzadas vistas pelos Árabes. 4. ed. Tradução de Pauline Alphene e Rogério Muoio. São Paulo: Brasiliense, 2001.

RIBEIRO, Maria Aparecido. Os novos filhos da dor: Oriente e origem em Milton Hatoum. In: CRISTO, Maria da Luz Pinheiro de (Org.). Arquitetura da memória: ensaios sobre os romances Dois irmãos, Relato de um certo Oriente e Cinzas do Norte de Milton Hatoum. Manaus: Universidade Federal do Amazonas: Uninorte, 2007.

SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Tradução de Tomás Rosa Bueno. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. Tradução de Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

TRUZZI, Oswaldo Mário Serra. Patrícios: sírios e libaneses em São Paulo. São Paulo: Hucitec, 1997.

ZAATIRA, Yassir. O movimento islâmico antes e depois de 11 de Setembro de 2001. In: IBRAHIM M. Abu-Rabi. O guia árabe contemporâneo sobre o Islã político. Tradução de André Oídes. São Paulo: Madras, 2011.

Downloads

Publicado

2021-05-31