Machados e Fuzis de Roberto Schwarz

Autores

Palavras-chave:

Crítica literária, crítica cinematográfica, Roberto Schwarz, Os Fuzis, Machado de Assis

Resumo

Este artigo destaca o lugar significativo do ensaio “O cinema e Os fuzis (1966) na obra de Roberto Schwarz. Para descrever aspectos do trabalho do crítico, o artigo relaciona a leitura do filme Os fuzis com os estudos machadianos do autor. O artigo defende a tese de que a crítica ao filme de Ruy Guerra é parte integrante de uma série de artigos sobre as especificidades da modernização brasileira, conjunto de reflexões desenvolvidas logo após o golpe civil-militar de 1964. Dessa forma, o artigo tem uma dupla démarche: por um lado, analisa internamente o ensaio “O cinema e Os fuzis”, tentando explicitar sua estrutura e andamento; por outro lado, uma tentativa de inserção do ensaio no conjunto da obra de Roberto Schwarz.

A experiência do espectador interessado testa e informa a análise literária. O destaque para o jovem crítico da cultura fornece pistas sobre questões de método para o crítico maduro ao expor correlações entre análise literária e interpretação fílmica.

Biografia do Autor

Adilson Mendes, Universidade Anhembi Morumbi

Adilson Mendes é historiador pela Universidade Estadual Paulista (2000) e doutor (2012) com habilitação em cinema pela Universidade de São Paulo. Autor de Trajetória de Paulo Emilio (2013) e organizador de Ruy Guerra – Arte e Revolução (2019), é membro do grupo de pesquisa, inscrito no CNPq, Narrativas Tecnológicas, que está inserido no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, onde desenvolve pesquisa de pós-doutorado. adilsonmendes9@gmail.com

Referências

ALTHUSSER, Louis. O Piccolo, Bertolazzi e Brecht. [notas para um teatro materialista]. In: Em favor de Marx. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. pp. 117.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Arte e técnica, magia e política. São Paulo: Brasiliense, 2007.

BRENEZ, Nicole. Traitement du Lumpenproletariat par le cinéma d’avant-garde. Paris: Seguier/Archimbaud, 2006.

CANDIDO, Antonio. Sobre Roberto Schwarz. In: CEVASCO, M. E. e OHATA, M. Um crítico na periferia do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

EULALIO, Alexandre. Pai de família, mas desconfiado, Leia Livros, 15 dez.1978.

FARGE, Arlette et alii. Sans visages. L’impossible regard sur les pauvres. Paris: Bayard, 2004.

LEBRUN, Gerard. Algumas confusões, num severo ataque à intelectualidade. In: Discurso, n.12, 1980. pp. 145-152.

MENDES, Adilson (Org.). Ruy Guerra – Arte e Revolução. São Paulo: Desconcertos, 2019.

MICELI, Sérgio. O chão e as nuvens: ensaios de Roberto Schwarz entre a arte e ciência. In: CEVASCO, M. E. e OHATA, M. Um crítico na periferia do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

PASTA, José. Pensamento e ficção em Paulo Emilio (Notas para uma história de Três mulheres de Três Pppês). In: GOMES, Paulo Emilio Sales. Três mulheres de Três Pppês. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

PEREIRA, Miguel Serpa. Cinema Novo na Revista Civilização Brasileira. Doutorado ECA, 2002.

REIMBERG, Maurício. A crítica de Roberto Schwarz: um percurso atravessado pelo golpe de 1964. [Tese de doutorado] São Paulo: FFLCH-USP, 2019.

SANTOS, Marcelo Silva. O lugar das artes na crítica de Roberto Schwarz. [Dissertação de Mestrado] FFLCH-USP, 2009.

SCHWARZ, Roberto. O Cinema e Os fuzis. In: O pai de família e outros estudos. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. pp. 29-36.

SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SCHWARZ, Roberto. A lata de lixo da história - uma Chanchada Política. [1968] São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

SCHWARZ, Roberto. As casas de Cristina Barbosa. In: O pai de família e outros estudos. [1978] São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

SCHWARZ, Roberto. Tribulações de um pai de família. In: O pai de família e outros estudos. [1978] São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

TELLES, Renata. Roberto Schwarz vai ao cinema: imagem, tempo e política. [Tese de doutorado] Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.

VIANY, Alex. Os fuzis. Última hora, 26 jan.1965.

XAVIER, Ismail. O mundo tem as caras que pode ter. In: CEVASCO, M. E. e OHATA, M. Um crítico na periferia do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

Downloads

Publicado

2021-03-26