Evocações dantescas na prosa poética de Cruz e Sousa
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v25i47.44767Palavras-chave:
Literatura, Literatura Comparada, Dante, Cruz e SousaResumo
Este artigo analisa a prosa poética de Cruz e Sousa, à luz da Comédia de Dante. Nosso estudo se concentra especificamente no texto “Capro”, de Cruz e Sousa, com o intuito de examinar reminiscências dantescas ali presentes, compreendendo, afinal, como ambos os autores, nos textos analisados, veem a relação entre o poeta, o meio natural e a tarefa da escrita – aspectos explorados tanto na obra de Dante como na de Cruz e Sousa.
Referências
BARROS, Fernando Monteiro de. Poesia simbolista: tradição e modernidade. Belford Roxo: Revista UNIABEU, v. 4, n. 8, 2011, p. 56-71. Disponível em: <https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/234>. Acesso em: 10 mar. 2021.
BOSSERT, Adolphe. Introdução a Schopenhauer. Trad. Regina Schöpke e Mauro Baladi. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011.
COSTA, Daniel Lula; ANDRADE, Solange Ramos de. Algumas considerações sobre o Diabo na Divina Comédia. In: MAGALHÃES, Antonio Carlos de Melo et al. (Org.). O demoníaco na literatura [on-line]. Campina Grande: EDUEPB, 2012. p. 149-160. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/y742k/pdf/magalhaes-9788578791889-11.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2021.
CRUZ E SOUSA, João da. Obra completa: poesia. Organização de Lauro Junkes. Jaraguá do Sul: Avenida, v. 1, 2008.
CRUZ E SOUSA, João da. Obra completa: prosa. Organização de Lauro Junkes. Jaraguá do Sul: Avenida, v. 2, 2008.
CUNHA, Antonio Geraldo da. Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
DANTE ALIGHIERI. A divina comédia. Tradução e notas de Cristiano Martins. Belo Horizonte: Editora Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1976.
DANTE ALIGHIERI. Divina Commedia: Inferno. Commento di Anna Maria Chiavacci Leonardi. Milano: Mondadori, 2019.
DANTE ALIGHIERI. Divina Commedia: Purgatorio. Commento di Anna Maria Chiavacci Leonardi. Milano: Mondadori, 2019.
HARRISON, Robert Pogue. Forests: the shadow of civilization. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.
JUNQUEIRA, Ivan. A modernidade de Cruz e Sousa. Poesia sempre. Rio de Janeiro, v. 8, n. 13, p. 168-175, 2000.
MOURÃO, Cátia. Bestiário fantástico das águas: evolução do legado da Antiguidade na Época Medieval. In: MIRANDA, Adelaide; CHAMBEL, Pedro (Coord.). Bestiário medieval: perspectivas de abordagens. Lisboa: Instituto de Estudos Medievais, 2014, p. 79-97.
SCHOPENHAUER, Arthur. Caracterização da vontade de vida. In: SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação, segundo tomo: suplementos aos quatro livros do primeiro tomo. Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Edtora UNESP, 2015, p. 421-432.
SECCHIN, Antonio Carlos. Cruz e Sousa: o desterro do corpo. In: SECCHIN, Antonio Carlos. Percursos da poesia brasileira: do século XVIII ao XXI. Belo Horizonte: Autêntica; Editora UFMG, 2018, p. 120-132.
STERZI, Eduardo. A prova dos nove: alguma poesia moderna e a tarefa da alegria. São Paulo: Lumme Editor, 2008.
VIEIRA, Matheus Silva. Sobre aportes, ecos e circulações do Comento sopra la Comedia na América Latina: Dante Alighieri, Cristoforo Landino e seus leitores durante o período colonial. Londrina: Revista Signum, v. 21, n. 2, p. 112-136, 2020. Disponível em: <http://www.abrem.org.br/revistas/index.php/signum/article/view/557>. Acesso em: 09 mar. 2021.
SILVA, Júlio Cezar Bastoni da. “Dante negro”: a Divina Comédia, segundo Cruz e Sousa. Londrina: Revista Signum, 21, n. 2, p. 137-160, 2020. Disponível em: <http://www.abrem.org.br/revistas/index.php/signum/article/view/559/507>. Acesso em: 09 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).