“Morte barroca”: os fundamentos da retórica fúnebre nos sermões de Antônio Vieira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v25i47.46155

Palavras-chave:

Morte, Retórica, Antônio Vieira

Resumo

O presente artigo analisa os fundamentos do tema da morte nos sermões do padre Antônio Vieira, buscando distinguir a maneira como o pregador configura o discurso fúnebre quando se dirige à corte, destacando a relevância da duração temporal como aspecto importante da sua “retórica da morte”. Em contrapartida, demonstraremos como Vieira se utiliza dos topoi da morte para conduzir o seu auditório pela via do desengano, apelando ao medo do tempo e ao temor da ausência de Deus muito mais do que ao macabro figurativamente recorrido.    

PALAVRAS-CHAVE: Morte; Retórica; Antônio Vieira. 

Biografia do Autor

Felipe Lima da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Literatura Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Literatura brasileira pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Substituto de Literatura Brasileira no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Desenvolvo pesquisas na área dos estudos de retórica e poética nas letras coloniais luso-brasileiras.

Referências

AGOSTINHO, Santo. A cidade de Deus. Tradução de J. Dias Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.

ARAÚJO, Ana Cristina. A morte em Lisboa: atitudes e representações (1700-1830). Lisboa: Editorial Notícias, 1997.

BARBAGLI, Marzio. O suicídio no Ocidente e no Oriente. Tradução de Federico Carotii. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

BENNASSAR, Bartolomé. Inquisición española: poder político y control social. Barcelona: Editorial Crítica, 1984.

BÍBLIA. Novo Testamento: Apóstolos, Epístolas, Apocalipse. Tradução do grego de Frederico Lourenço. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, vol. 2.

DELUMEAU, Jean. O pecado e o medo: a culpabilização no Ocidente (séculos 13-18). Tradução de Álvaro Lorencini. Bauru, SP: EDUSC, 2003, 2 vols.

HUIZINGA, Johan. O outono da Idade Média. Tradução de Francis Petra Janssen. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.

OLIVEIRA, Ana Lúcia M. de. Antônio Vieira e a moralização da morte ad majorem Dei gloriam. In: ALMEIDA, Fábio de (Org.). Sobretudo a noite. Goiânia: Edições Ricochete, 2016, p. 44-69.

PÉCORA, Alcir. A arte de morrer: os sermões de quarta-feira de cinzas de Antônio Vieira. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.

TESAURO, Emanuele. Il cannocchiale aristotelico. Charleston: Nabu Press, 2014.

VIEIRA, Antônio. Obra completa Padre Antônio Vieira: Sermão da Sexagésima e Sermões da Quaresma. Coordenação de Aida Lemos e Micaela Ramon. São Paulo: Edições Loyola, 2015. t. 2, v. 2.

VOVELLE, Michel. La mort et l’Occident: de 1300 à nos jours. Paris: Gallimard, 2000.

Downloads

Publicado

2021-12-20