“Morte barroca”: os fundamentos da retórica fúnebre nos sermões de Antônio Vieira
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v25i47.46155Palavras-chave:
Morte, Retórica, Antônio VieiraResumo
O presente artigo analisa os fundamentos do tema da morte nos sermões do padre Antônio Vieira, buscando distinguir a maneira como o pregador configura o discurso fúnebre quando se dirige à corte, destacando a relevância da duração temporal como aspecto importante da sua “retórica da morte”. Em contrapartida, demonstraremos como Vieira se utiliza dos topoi da morte para conduzir o seu auditório pela via do desengano, apelando ao medo do tempo e ao temor da ausência de Deus muito mais do que ao macabro figurativamente recorrido.
PALAVRAS-CHAVE: Morte; Retórica; Antônio Vieira.
Referências
AGOSTINHO, Santo. A cidade de Deus. Tradução de J. Dias Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.
ARAÚJO, Ana Cristina. A morte em Lisboa: atitudes e representações (1700-1830). Lisboa: Editorial Notícias, 1997.
BARBAGLI, Marzio. O suicídio no Ocidente e no Oriente. Tradução de Federico Carotii. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
BENNASSAR, Bartolomé. Inquisición española: poder político y control social. Barcelona: Editorial Crítica, 1984.
BÍBLIA. Novo Testamento: Apóstolos, Epístolas, Apocalipse. Tradução do grego de Frederico Lourenço. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, vol. 2.
DELUMEAU, Jean. O pecado e o medo: a culpabilização no Ocidente (séculos 13-18). Tradução de Álvaro Lorencini. Bauru, SP: EDUSC, 2003, 2 vols.
HUIZINGA, Johan. O outono da Idade Média. Tradução de Francis Petra Janssen. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.
OLIVEIRA, Ana Lúcia M. de. Antônio Vieira e a moralização da morte ad majorem Dei gloriam. In: ALMEIDA, Fábio de (Org.). Sobretudo a noite. Goiânia: Edições Ricochete, 2016, p. 44-69.
PÉCORA, Alcir. A arte de morrer: os sermões de quarta-feira de cinzas de Antônio Vieira. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.
TESAURO, Emanuele. Il cannocchiale aristotelico. Charleston: Nabu Press, 2014.
VIEIRA, Antônio. Obra completa Padre Antônio Vieira: Sermão da Sexagésima e Sermões da Quaresma. Coordenação de Aida Lemos e Micaela Ramon. São Paulo: Edições Loyola, 2015. t. 2, v. 2.
VOVELLE, Michel. La mort et l’Occident: de 1300 à nos jours. Paris: Gallimard, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).