O tecido social e o tecer da narrativa: os recursos temático-formais em trânsito no conto “Malagueta, Perus e Bacanaço”, de João Antônio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v27i52.46189

Palavras-chave:

João Antônio, Motivação, Conflito dramático, Cena, Resistência

Resumo

Este artigo estuda os procedimentos temático-formais mobilizados pelo escritor João Antônio na produção de sentidos e de efeitos estéticos especificamente no conto “Malagueta, Perus e Bacanaço”, publicado em 1963. A fim de desvendar a poética deste texto, nossa hipótese é a de que a aparente superficialidade dos temas abordados, a saber, o jogo de sinuca e a malandragem, dissimula uma teia complexa que mescla o sujeito urbano, a sociedade, a ficção e a realidade, resultando numa narrativa de resistência.

Biografia do Autor

Cleidi Strenske, Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR)

Mestranda em Estudos Literários, no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina - PR (PPGL/UEL)

Ellen Mariany Silva Dias, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Letras - Teoria da Literatura e Literatura Brasileira. Docente do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, Centro de Letras e Ciências Humanas, da Universidade Estadual de Londrina - UEL- PR

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Publicado

2023-09-27

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Artigos