Assassinatos extraordinários: Edgar Allan Poe e a Modernidade da ficção policial
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v26i48.46420Palavras-chave:
Ficção de detective, Literatura norte-americana, Modernidade.Resumo
O objetivo deste estudo é a construção de uma poética do gênero detetivesco, resgatando-o do status de subgênero literário e reconhecendo-o como forma literária relevante na cultura da civilização ocidental há quase duas centenas de anos. Edgar Allan Poe, não apenas representou as ansiedades que emergiram juntamente às transformações sociais da modernidade, como também se inseriu no mercado editorial capitalista introduzindo esta condição no nível da forma, através da criação do gênero policial.
Referências
ALEWYN, Richard. The origin of the detective novel. In: MOST, Glenn W.; STOWE, William W. (Eds.). The poetics of murder: detective fiction and literary theory. San Diego: Harcourt Brace Jovanovich, 1983. p. 62-78.
ARAÚJO, Ricardo. Edgar Allan Poe: um homem em sua sombra. São Paulo: Ateliê Editorial: 2002.
BAUDELAIRE, Charles. Correspondence. In: Oeuvres Complètes de Charles Baudelaire. Paris: Ed. Jacques Crépet, 2010. 19 vols.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1991.
BOILEAU, Pierre; NARCEJAC, Thomas. O romance policial. São Paulo: Ática, 1991.
BORGES, Jorge Luis. O conto policial. In: Obras completas de Jorge Luis Borges. São Paulo: Globo, 1999. p. 222-230.
DONADIO, Stephen, “America, America”, Partisan Review 33, 1966: 449. In: O’DONNELL, Patrick. New essas on the Crying of lot 49. Cambridge University Press, 1991. p. 8.
ECO, Umberto; SEBEOK, Thomas A. (Eds.). O signo dos três: Dupin, Holmes, Peirce. São Paulo: Perspectiva, 1999.
ELIOT, Thomas Stern. From Poe to Valéry. In: CARLSON, E. W., ed. The Recognition of Edgar Allan Poe. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1970.
HANOWITZ, Nancy. O arcabouço do modelo de detetive: Charles S. Pierce e E. Allan Poe. In: ECO, Umberto; SEBEOK, Thomas A. (orgs). O signo dos três: Dupin, Holmes. Pierce. Trad. Silvana Garcia. São Paulo: Perspectiva, 1999. p. 199-218.
HARTMANN, Jonathan H. The Marketing of Edgar Allan Poe. In: Studies in American Popular History and Culture. New York: Routledge, 2008.
KNIGHT, Stephen. Form and Ideology in Crime Fiction. London: The Macmillian Press, 1980.
KRACAUER, Sigfried. La novela policial. Un tratado filosófico. Trad. Silvia Villegas. 1ª ed. Buenos Aires: Paidós, 2010.
LACAN, J. O seminário sobre “A carta roubada”. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 13-66.
LINK, Daniel. El juego de los cautos: literatura policial de Edgar A. Poe a P. D. James. Buenos Aires: La marca, 2003.
MANDEL, Ernest. Delícias do crime: história social do romance policial. São Paulo: Editora Busca Vida, 1988.
MÉRAL, Jean. Paris in the American Literature. The university of North Carolina Press, 1989.
MURCH, A. E. The Development of the Detective Novel. London: Lowe & Brydone, 1968.
MORETTI, Franco. O burguês: entre a história e a literatura. São Paulo: Três Estrelas, 2014.
MORETTI, Franco. Signs Taken for Wonder: Essays in the Sociology of Literary Form. London and New York, NY: Verso, 1983.
PEPPER, Andrew. Unwilling Executioner: Crime Fiction and the State. New York: Oxford University Press, 2016.
POE, Edgar Allan. Contos de imaginação e mistério. São Paulo: Tordesilhas, 2012.
POE, Edgar Allan. Histórias extraordinárias de Edgar Allan Poe. São Paulo: Ediouro, 2002.
POE, Edgar Allan. Histórias extraordinárias. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
POE, Edgar Allan. Poetry and Tales. New York: The Library of America, 1984.
POE, Edgar Allan. The complete stories and Poems of Edgar Allan Poe. New York: Doubleday, 1984.
POE, Edgar Allan. Poemas e ensaios. São Paulo: O Globo, 2009.
POE, Edgar Allan. Filosofia da Composição. Trad. Léa Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Editora 7 Letras, 2008.
QUINN, Patrick F. The French Face of Edgar Poe. Carbondale: The Southern Illinois University Press, 1971.
ROSENHEIM, Shawn. The American face of Edgar Allan Poe. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1995.
THOMPSON, Jon. Fiction, crime, and empire: clues to modernity and postmodernism. Urbana: University of Illinois Press, 1993.
TODOROV, Tzvetan. Tipologia do romance policial. In: Poética da prosa. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 63-77.
WEBER, M. Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Antônio Flávio Pierucci (Ed.). São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
WHALEN, Terence. Edgar Allan Poe and the Masses. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).