Cena e cadeia no heavy metal brasileiro dos anos 1980
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v26i50.53845Palavras-chave:
Heavy metal brasileiro, década de 1980, cena, indústria cultural, juventudeResumo
O heavy metal brasileiro da década de 1980 se constituiu como uma cena muito ativa, caracterizada pela atuação localizada de coletividades juvenis no ambiente urbano, o que se marcava pela instauração de um sistema próprio de produção sócio-musical. Essa proposta se choca com a perspectiva de inserção do heavy metal em uma cadeia cultural mais ampla. A convivência entre essas duas propostas se coloca como um paradoxo que põe em xeque a existência do heavy metal brasileiro como cena.
Referências
A Chave do Sol. The key. São Peulo: Rock Brigade Records, 1987. LP.
AVELAR, Idelber. Figuras da violência: ensaios sobre narrativa, ética e música popular. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989.
Cogumelo Records. Catálogo Cogumelo Records. Belo Horizonte, 2012. Publicação independente.
HERSCHMANN, Micael. Das cenas e circuitos às territorialidades (Sônico-musicais). Revista Logos. UERJ. v.25, n.1 (2018). Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/index>. Acesso em 29 de julho de 2022.
JANOTTI JR., Jeder (org.). Cenas musicais. Guararema: Andarco, 2013.
JANOTTI Jr., Jeder. Heavy metal com dendê: rock pesado e mídia em tempos de globalização. Rio de Janeiro: E--Papers Serviços Editoriais, 2004.
LOPES, Carlos. Guerrilha: a história da Dorsal Atlântica. Rio de Janeiro, 2012. Publicação independente.
Rock Brigade. Revista. Volume XXII, ano VI. São Paulo: Editora Rock Brigade, 1987.
Rock Brigade. Revista. Volume XXV, ano VI. São Paulo: Editora Rock Brigade, 1987.
Salário Mínimo. Beijo fatal. São Paulo: RCA, 1987. LP.
Will Straw (1991) Systems of articulation, logics of change: Communities and scenes in popular music, Cultural Studies, 5:3, 368-388, DOI: 10.1080/09502389100490311.
TATIT, Luiz. Semiótica da canção: música e letra. São Paulo: Editora Escuta, 1994.
WALSER, Robert. Power, gender, and madness in heavy metal music. Middletown: Wesleyan University Press, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).