1.2 Considerações sobre o comunismo como o comum e a exceção: um debate ontológico-político entre Nancy e Agamben
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v27i53.61167Palavras-chave:
comum, exceção, ontologia, Nancy, AgambenResumo
O artigo apresenta algumas formulações de Jean-Luc Nancy acerca do comunismo, do comum e da comunidade, bem como aquelas que Giorgio Agamben fez sobre a exceção. De início, são estabelecidas algumas aproximações entre ambos os filósofos, que, no entanto, não podem ser tomadas como se fossem equivalentes. Se, por um lado, é possível aproximar os pensadores porque o comunismo como comum e a exceção têm modos de funcionamento similares e porque os dois entendem que há uma articulação fundamental entre ontologia e política; por outro, a maneira como cada um deles pensa a ontologia conduzem a diferenças políticas inconciliáveis.Referências
AGAMBEN, Giorgio. A linguagem e a morte: um seminário sobre o lugar da negatividade. Tradução de Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
AGAMBEN, Giorgio. Elogio da profanação. In: AGAMBEN, Giorgio. Profanações. Tradução de Selvino J. Assman. 1ª reimpressão. São Paulo: Boitempo, 2007.
AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo. In: AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.
AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua I. Tradução de Henrique Burigo. 2ª edição. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
AGAMBEN, Giorgio. O uso dos corpos. Tradução de Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2017.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da História. In: BENJAMIN, Walter. O anjo da História. Organização e Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
NANCY, Jean-Luc. Comunisme, le mot. In: BADIOU, Alain; SLAVOJ, Zizek. L’idée du comunisme. Fécamp: Nouvelles Édition Lignes, 2010.
NANCY, Jean-Luc. A comunidade inoperada. Tradução de Soraya Guimarães Hoepfner. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).