2.3 O intruso (2000, trad. Aluisio Pereira de Menezes)
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v27i53.61192Palavras-chave:
transplante de coração, intruso, outro, sujeitoResumo
Em 1992, Jean-Luc Nancy realizou um transplante de coração. O texto que se segue, escrito em torno de dez anos depois, não é nem um relato factual nem uma reflexão conceitual sobre o sentido de viver a partir de então com o coração de um outro em seu próprio corpo. É a noção de intrusão oposta a esta outra noção política de hospitalidade que suscita uma profunda reflexão sobre o corpo, a partir de uma experiência que atravessa o sujeito, sempre exterior a si mesmo, tornando-o para sempre um outro de si mesmo.Downloads
Publicado
2023-09-29
Edição
Seção
Tradução
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).