Evando Nascimento: “vegetalizar o cosmos, eis a mais bela tarefa que consigo imaginar”

Entrevista em torno de "O pensamento vegetal: a literatura e as plantas"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v29i58.69141

Palavras-chave:

Literatura e plantas

Resumo

Entrevista com Evando Nascimento

Por Marisa Flórido Cesar e Wallysson Francis Soares

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evando Nascimento, Universidade Federal de Juiz de Fora

Nasceu em Camacã, Bahia. É professor universitário, escritor, artista visual e ensaísta. Bacharel em Letras pela UFBA, mestre em Literatura Brasileira pela PUC-Rio e doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ. Nos anos de 1990, foi aluno de Sarah Kofman e de Jacques Derrida, em Paris. Em 2007, realizou um Pós-Doutorado em Filosofia pela Universidade Livre de Berlim. Foi Professor na Université Stendhal de Grenoble. É professor aposentado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Publicou, entre outros livros de ficção, Cantos do mundo: contos (ed. Record) e Diários de Vincent (ed. Circuito). Tem quatro livros traduzidos no exterior e mais um no prelo, entre eles, o volume de ensaios O Pensamento vegetal: a literatura e as plantas, bem como Clarice Lispector: uma literatura pensante (ambos pela ed. Civilização Brasileira). Foi um dos curadores da FLIP 2021, com o tema “Nhe’éry, a Literatura & as Plantas”, na qual dividiu uma mesa-redonda de abertura com o botânico italiano Stefano Mancuso. Dirige a Coleção Contemporânea: Literatura, Filosofia & Artes (ed. Civilização Brasileira). Em novembro de 2022, realizou sua primeira exposição individual na Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel da UERJ: “Linha a linha: Desenhos-Escritos de Evando Nascimento”, com curadoria de Marisa Flórido, crítica e professora do Instituto de Artes da UERJ.

Marisa Flórido Cesar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

É professora de História e Teoria da Arte e do PPGARTES do Instituto de Artes (IART) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora e mestre em Artes visuais pelo PPGAV/EBA/UFRJ. Pesquisadora, crítica de arte e curadora independente, possui livros e textos sobre artes visuais em livros, revistas acadêmicas, catálogos e periódicos. Entre os livros publicados, estão Nós, o outro, o distante na arte contemporânea brasileira [Circuito, 2014] e Ana Vitória Mussi [Apicuri, 2013].

Wallysson Francis Soares, Universidade Estadual de Campinas

É doutorando em Teoria e História Literária na Unicamp e mestre em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisa autoficção, animalidade e pensamento vegetal na obra de Evando Nascimento, em interseção com a desconstrução de Jacques Derrida e com os pensamentos decoloniais.

Referências

.

Downloads

Publicado

2025-08-30