NIETZSCHE E WAGNER: caminhos e descaminhos na concepção do trágico

Autores

  • Jair Antunes UNICENTRO-PR

DOI:

https://doi.org/10.59488/tragica.v1i2.24134

Palavras-chave:

Wagner, Trágico, Arte.

Resumo

Este texto divide-se em duas partes principais. Na primeira, mostra-se como Wagner concebe inicialmente a arte trágica grega em sua acepção puramente estética – a arte como afirmação do caráter trágico da vida– e como, em seguida, ele mesmo rompe com esta concepção e assume uma acepção idealista-pessimista schopenhauriana da arte. Na segunda parte, pretende-se mostrar qual concepção de trágico o jovem Nietzsche recebe e aceita de Wagner e como isso determina o posterior rompimento radical de ambos e a nova filosofia nietzschiana.

Biografia do Autor

Jair Antunes, UNICENTRO-PR

Doutor em Filosofia pela UNICAMP-SP. Professor de Filosofia na UNICENTRO-PR.

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Publicado

2019-03-23