DESGRAÇA, SEM GRAÇA E NEM DE GRAÇA: três visões possíveis sobre o riso no design do humor
DOI:
https://doi.org/10.59488/tragica.v9i3.26873Palavras-chave:
Nietzsche, TrágicoResumo
O presente ensaio propõe três formas de posicionamento perante o riso: a sua completa recusa, uma abertura parcial e a completa abertura. Para isso, o humor é tratado como possível produto do design, dada sua interpretação como sensibilidade. Os pressupostos que embasam cada posicionamento ao riso são demonstrados e a filosofia trágica é apresentada como justificativa para uma abertura completa deste.
This essay proposes three ways to look into the laughter: its complete refusal, a partial opening and the complete acceptability. Humor is, therefore, seen as a possible product of design, given its interpretation as sensibility. The implications for each one of the three ways are demonstrated and the tragic philosophy is presented as justification for the complete acceptance of the laughter
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.