SOBRE A CAUSALIDADE E NATUREZA EM NIETZSCHE

Autores

  • Rosana Suarez Faculdade de Filosofia do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.59488/tragica.v5i2.26907

Palavras-chave:

naturalismo, determinismo, perspectivismo, vida e natureza, vontade de potência

Resumo

Este artigo visa a integrar o debate acerca do “naturalismo” em Nietzsche, tomando como ponto de partida a crítica da versão “determinista” deste “naturalismo”. Nesse sentido, o artigo produz uma abordagem da crítica nietzschiana da causalidade para tematizar, em seguida, a noção de “natureza” em Nietzsche. Tendo em mente o perspectivismo nietzschiano, o artigo evidencia a tensão entre “vida” e “natureza” eaponta para a “desnaturalização” de ambos esses conceitos no pensamento de Nietzsche.

Biografia do Autor

Rosana Suarez, Faculdade de Filosofia do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Professora da Faculdade de Filosofia do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-07-16