O devir no fenecer (Friedrich Hölderlin)

Autores

  • André Felipe Gonçalves Correia UFRJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.59488/tragica.v13i2.36891

Resumo

Texto não publicado e inacabado, escrito provavelmente entre os anos de 1799 e 1800, época em que o poeta e pensador suábio se ocupava de sua tragédia A morte de Empédocles (também inconclusa e da qual nos chegaram três versões), de sorte que ele pode ser lido a partir das reflexões acerca do trágico e da tragédia empreendidas pelo autor. Sua primeira publicação data de 1911, no terceiro volume das obras coletadas de Hölderlin, sob a edição de Wilhelm Böhm.

Biografia do Autor

André Felipe Gonçalves Correia, UFRJ, Brasil

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui Bacharelado, Licenciatura Plena e Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba. Dedica-se ao estudo das seguintes áreas: crítica à metafísica, hermenêutica filosófica, pensamento grego arcaico, romantismo alemão e história da filosofia. Vem desenvolvendo pesquisas e traduções no entorno dos discursos filosóficos de língua alemã, sobretudo nas obras de Nietzsche e de Hölderlin. Faz parte da comissão editorial da revista "Trágica - Estudos de filosofia da imanência" (B1) e da revista "Ítaca" (B4).

Referências

HÖLDERLIN, Friedrich. “Das Werden im Vergehen”. In: Sämtliche Werke: Kleine Stuttgarter Ausgabe (Band 4). Hrsg. von F. Beissner (ed.), Stuttgart Kohlhammer, 1958, pp. 294-299.

Downloads

Publicado

2020-08-31