Desconhecimento e ironia socrática no Livro do desassossego de Fernando Pessoa

Autores

  • Ray Renan Silva Santos Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.59488/tragica.v15i2.51143

Palavras-chave:

desconhecimento, conhecimento, ironia socrática, Fernando Pessoa.

Resumo

O texto se propõe a pensar os sentidos de “desconhecimento” e “ironia” no Livro do desassossego de Fernando Pessoa. Para tanto, identifica o primeiro com o não saber socrático, que, como tal, é o ponto de partida e de vigência do saber, ao passo que relaciona a segunda àquela ironia compreendida também no âmbito socrático. Pensado filosoficamente, o desconhecimento é remetido a uma unidade dialética e indissociável com o conhecimento e, assim, a realização deste consiste em ele se reconhecer como e a partir daquele. É sob a determinação desse acontecimento que a ironia se manifesta em seu sentido mais genuíno, uma vez que ela é o traço fundamental do conhecimento e do homem que se propõe a conhecer à medida que se sabe como vivente que conhece e desconhece constantemente.  

 

Referências

ARISTÓTELES. Metafísica. Volume II. Ensaio introdutório, texto grego com tradução e comentário de Giovanni Reale. Tradução de Marcelo Perine. 5 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

KIERKEGAARD, Sören Aabye. O conceito de ironia constantemente referido a Sócrates. Tradução de Álvaro Luiz Montenegro Valls. Petrópolis: Vozes, 2013.

PESSOA, Fernando. Livro do desassossego. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

______. Poesia completa de Alberto Caeiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

PLATÃO. Apologia de Sócrates-Críton. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: ed.ufpa, 2015.

______. A República. Introdução, tradução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

______. Fedro. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: ed.ufpa, 2011.

Downloads

Publicado

2023-01-13

Edição

Seção

Artigos