Relação de objeto e estrutura Outrem em Spinoza (Trad. de André Martins)
DOI:
https://doi.org/10.59488/tragica.v16i1.58433Resumo
O artigo extrai da filosofia e da psicologia presentes na obra de Spinoza uma concepção da relação de objeto e do que se pode considerar uma estrutura ontológica que explica o reconhecimento de outrem. O argumento toma o exemplo da história bíblica de Adão apresentado por Spinoza na parte IV da Ética, analisando-a a partir da alegria de tipo hilaritas, demonstrando que o amor, inclusive o passional, pode ser uma forma de conhecimento verdadeiro.
Referências
SPINOZA, B. Breve Tratado. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
______ Tratado da Emenda do Intelecto. Campinas: Ed.Unicamp, 2015.
______ Traité Théologico-Politique [Tratado Teológico-Político]. Tradução de Jacqueline Lagrée e Pierre-François Moreau. Paris : PUF 1999.
_______ Correspondência. Obra Completa II. São Paulo: Perspectiva, 2019.
______ Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2007
LAPLANCHE, J.; J.-B. PONTALIS, J.-B. Vocabulaire de la psychanalyse, Paris: PUF, 1981.
MATHERON, A. Individu et communauté chez Spinoza, Minuit 1969.
_______. Matheron, A. Le Christ et le salut des ignorants, Aubier-Montaigne, 1971.
_______. « Les fondements d'une éthique de la similitude », Revue de Métaphysique et de Morale, n° 4, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.