Afetologia: para uma psicopatologia spinozista
DOI:
https://doi.org/10.59488/tragica.v16i1.58435Resumo
Apresenta-se a perspectiva de uma microfísica composicional afetiva intercorpos para se pensar os processos de intersubjetividade e de produção de sentidos. O processo de conhecimento das potências do corpo em campos de experiências inéditos é intitulado de “Afetologia”: uma ciência dos campos de afetações que expressam como cada corpo-subjetividade sofre a força dos encontros com outros corpos-subjetividades. A Afetopatologia é o conceito decorrente desse processo de conhecimento sobre as potências de sofrimento intercorpos. O percurso do artigo chega à questão da clínica e suas relações com a “Semiologia Afetiva”: dos signos e das afecções. São apresentadas vinhetas clínicas que visibilizam o caminho de produção de sentidos e de conhecimentos sobre as paixões e suas relações com os gêneros de conhecimento propostos por Spinoza. Desenvolve-se a epistemologia composicional das paixões como caminho de produção de sentidos. A epistemologia musical apoia todo o percurso do artigo, compreendendo-se que cada paixão, emoção, afeto, enquanto ideias expressas no corpo, são signos melódicos e expressivos dos processos de intercorporeidade e intersubjetividade.
Referências
CAMUS, A. Le Mythe de Sisyphe. Paris, Gallimard, 1942.
BOVE, L. O complexo e o comum segundo Spinoza. Conferência no Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFRJ, Grupo de Pesquisa Spinoza & Nietzsche. Rio de Janeiro: 2010a
___________. Spinoza. O sujeito de Contrários: do esforço sem sujeito ao amor sem objeto. Mini-Curso Spin de Filosofia Moderna, org. Pf. Dr. André Martins, Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFRJ, Grupo de Pesquisa Spinoza & Nietzsche. Rio de Janeiro: agosto 2010b.
_____________. La Stratégie du conatus: afirmation et résistance chez Spinoza. Paris (France): Vrin, 1996.
DELEUZE, G. & GUATTARI, F.. Mille Plateaux: Capitalisme et Schizophrénie. Paris, Les Éditions de Minuit, 1998.
DELEUZE, G. Espinosa Filosofia Prática. São Paulo: Escuta, 2002.
MERHY, E. "Desafios de desaprendizagens no trabalho em saúde: em busca de anômalos”. In: LOBOSQUE, A. M. (org.) - Cadernos Saúde Mental 3 – Saúde Mental: Os desafios da formação. Escola de Saúde pública de Minas Gerais. ESP- MG, 2009.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
_______________. Causeries. França, Éditions du Seuil, 1948.
MORIN, E.. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. 5a edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005a.
__________. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre (RS): Sulina, 2005b.
__________. Por uma reforma do pensamento. In: O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. Org. Pena-Veja, Alfredo & Nascimento, Elimar Pinheiro do. Rio de Janeiro: Garamond, 1999.
MURAKAMI. K.. Código Divino da Vida. São Paulo, Ed. Banny, 2008.
NIETZSCHE, F. The Antichrist. Versão digital. Disponível em . https://pdfcorner.com/download-the-antichrist-pdf-book-by-friedrich-nietzsche
PEIXOTO, P. Composições Modais de Individuação, Heterotopias e Heterogênese Urbana: para uma democracia composicional. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Psicologia do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense, Niterói (RJ), 2013.
___________. Do esquadrinhamento dos corpos à invenção de práticas instituintes em nos ambulatórios de saúde mental: três movimentos para a heterogênese. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Psicologia do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense, Niterói (RJ), 2007.
_________. Champ Compositionnel et Psychopathologie Esthétique: désajustements créateurs et les chemins des contacts. Conferência proferida no Colóquio da Fédération des Proféssionnels de Gestalt-thérapie – França, 2022.
_________. AntiManual de Psicopatologia Estética, Psicopatologia do Sentir e da Biomusicalidade: Indicadores dos Graus de Potência dos Afetos e dos Contatos inspirados na Gestalt-terapia, Musicoterapia e filosofias das experiências. Pesquisa realizada como parte do estágio Pós-doutoral no Programa de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro,. Rio de Janeiro, PPGP, 2021a.
__________. “Música, Gestalt-musicoterapia e a Awareness do Campo”. In. Recursos Criativos em Gestalt-terapia. Coleção Gestalt-Terapia, vol. 8, Org. Lilian Meyer Frazão e Karina Okajima Fukmitsu. São Paulo, Summus, 2021b.
__________. “Biomusicalidade, experiência e awareness coletiva: Gestalt-terapia e musicoterapia no cuidado de pais e bebês”. Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, 2019. v. 19, n. 4, p. 1084-1103.
__________. Gestalt-Terapia e Contatologia: Filosofia, arte e clínica dos processos de formação das superfícies contatuais. Macaé (RJ), Paulo-de-Tarso Editor, 2018.
PERLS, F., HEFFERLINE, R. & GOODMAN, P.. Gestalt-Thérapie. Nouveauté́, Excitation et Développement. France: l’Exprimerie, 2001.
RAUTER, C. & PEIXOTO, P. “Psiquiatria, Saúde Mental e Biopoder: Vida, Controle e Modulação no Contemporâneo”. In: Psicologia em Estudo, v. 14, n. 2. Maringá (PR): Psicologia em Estudo, 2009.
SPINOZA, B. Traité Politique & Lettres. Paris: GF Flammarion, 1964.
_______________. Ética. Edição bilingue: latim-português. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.
TEMPELS, P.. La Philosophie Bantoue. Lovania, 1945.
UEXKÜLL, J. V.. Mondes Animaux et Monde Humain – suivi de la Théorie de la Signification. France: Éditions Denoël, 1965.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.