A carne da linguagem e a palavra em desobra

O désouvrement da linguagem na literatura de Antonin Artaud

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59488/tragica.v18i1.64108

Resumo

Pensar a palavra em Artaud é pensar essa morte de um corpo que se liberta à potência do infinito e da (im)possibilidade, que abraça o fora e, ao invés de fugir do precipício, se atira nele. Neste contexto, segundo Blanchot, a escrita artaudiana se dá enquanto uma escrita fragmentária, um desobramento da palavra (désoeuvrement). Este artigo pensa essa estrutura de escrita a partir da formulação do agenciamento Blanchot-Artaud no que diz respeito ao désoeuvrement. Para tanto, a metodologia parte da análise de uma revisão bibliográfica, que examinará as obras de Artaud, em especial, seus poemas e cartas, mantendo um diálogo com Blanchot e a filosofia de Deleuze e Guattari no que diz respeito às intersecções de domínios do pensamento e do corpo que fazem, e que de algum modo traçam uma linha, uma espécie de fio condutor que norteia, liga e serve de horizonte a nossa pesquisa. Desse modo, observa-se que a escrita fragmentária de Artaud desafia as estruturas convencionais da linguagem e da representação, criando um espaço para a expressão do inexprimível, do inconsciente, do incomunicável. O que permite concluir que a escrita artaudiana representa uma forma de resistência e perversão da linguagem normativa, da representação, e suas limitações.

Biografia do Autor

Michelle Martins de Almeida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Toledo (Unioeste)

Área: Filosofia/ Literatura/ Teatro - Linha de Pesquisa: Agenciamento entre a filosofia, literatura, arte e o teatro. Provocando tópicos ao entorno do campo da subjetividade, da ética, política, linguagem,  esquizoanálise, psicologia social e os problemas trazidos pela filosofia contemporânea no campo da subjetividade. Sempre tendo como tópos um diálogo com o corpo. Doutoranda em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Toledo (Unioeste) com Bolsa de pesquisa CAPES, na linha de pesquisa Ética e Filosofia Política. Mestra em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Letras / Estudos Literários (PPGL/EL - Unimontes) com Bolsa de pesquisa CAPES. Graduanda em Teatro pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, MG. Acadêmica dos cursos de pós-graduação Lato Sensu em Antropologia, e em Etnologia Indígena pela Faculdade de Ensino de Minas Gerais (FACEMINAS); Especialista em Filosofia e em Psicologia Social pela mesma Faculdade. Especialista em Psicanálise e Psicologia pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP). Especialista em Ética e Filosofia Política pela Faculdade do Leste Mineiro (FACULESTE). Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes/ MG). Membro integrante do Grupo de Pesquisa em Filosofia, Ciências Humanas e Outros Sistemas de Pensamento, da Universidade Estadual de Montes Claros, MG (GPfil-Unimontes, MG/ vinculado ao CNPq), sob coordenação do Prof. Dr. Alex Fabiano Correia Jardim. Membro organização do Canal de YouTube Agenciamentos Contemporâneos, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Filosofia, Ciências Humanas e outros sistemas de pensamento da Universidade Estadual de Montes Claros, MG (GPfil-Unimontes, MG/ vinculado ao CNPq). Membro integrante do GT Deleuze Guattari vinculado à ANPOF. 

Alex Fabiano Correia Jardim, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes/ MG

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1994). Especialização em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestrado em Educação (Fundamentos Filosoficos da Educação) pela Universidade Federal de São Carlos (2001 com bolsa do CNPq) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2007), com estágio no exterior pela Université de Paris I - Panthéon Sorbonne (com bolsa da FAPEMIG). Fez o pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa (com bolsa CAPES). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Moderna e Contemporânea, em especial, no pensamento de Michel Foucault e Gilles Deleuze. Professor permanente do Programa de Mestrado em Letras/Estudos literários, discutindo a ressonância entre literatura e filosofia. Professor do Mestrado profissional em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Filosofia, Ciências Humanas e Outros Sistemas de Pensamento/CNPq. Coordenador do Mestrado Profissional em Filosofia/Unimontes, MG. Coordenador do Canal Agenciamentos Contemporâneos. Foi coordenador entre os anos de 2019 a 2021 do GT Deleuze e Guattari - da ANPOF.

Downloads

Publicado

2025-06-03