Cidade e Indústria. Interações Espaciais no Médio Vale do Paraíba -- Cenário em Transição

Autores

  • William Ribeiro da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2017.16311

Palavras-chave:

Reestruturação Urbana, Cidades Médias, Resende, Indústria, Shopping Centers

Resumo

A região do Médio Vale do Paraíba passa a assumir importantes papéis na rede urbana brasileira, dentro de uma reestruturação urbana vinculada à localização industrial. Nesta perspectiva, este artigo se propõe a debater a particularidade da relação entre cidades médias e indústrias na região, em especial em Resende-RJ, destacando a influência decisiva na diversificação do consumo e nas formas espaciais do consumo produtivo e consumptivo, e nas escalas das relações interurbanas. Para tanto, o artigo está dividido em três partes principais, quais sejam: 1. Concentração industrial no Médio Vale do Paraíba; 2. Novos espaços de consumo, e 3. Sobre a crise da cidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

William Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado do Departamento de Geografia e Programa de Pós-graduação em Geografia. Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Reestruturação Urbana e Centralidade (Gruce) e membro da Rede de Pesquisadores sobre cidades médias (ReCiMe). Pesquisador do CNPq

Downloads

Publicado

2017-12-23

Como Citar

SILVA, William Ribeiro da. Cidade e Indústria. Interações Espaciais no Médio Vale do Paraíba -- Cenário em Transição. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 7, n. 2, p. 9–26, 2017. DOI: 10.36403/espacoaberto.2017.16311. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/16311. Acesso em: 23 jul. 2024.