Espaços de Consumo e Cidades Médias: Reflexões e Questões Recentes
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2024.64405Palavras-chave:
Cidades Médias, Reestruturação Urbana, Centralidade, Espaços de Consumo, Shopping CentersResumo
As dinâmicas econômicas contemporâneas e as diferentes alterações nas sociabilidades urbanas produzem conjunturas que conduzem aos processos de reestruturações das cidades, com mudanças das lógicas espaciais cotidianas, das formas e das centralidades urbanas. As cidades médias expõem facetas deste processo e revelam novas nuances da urbanização, da complexidade dos espaços urbanos e da expansão dos grandes capitais imobiliários do ramo dos shopping centers. Neste artigo buscou-se debater a reestruturação urbana analisando os espaços de consumo nas cidades médias contemporâneas, por meio de fontes bibliográficas e resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias – ReCiMe. Como resultados tem-se uma expansão das lógicas espaciais corporativas em escala nacional e a incorporação de novas formas espaciais e novas questões relativas à centralidade urbana.
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