Espaços de Consumo e Cidades Médias: Reflexões e Questões Recentes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2024.64405

Palabras clave:

Cidades Médias, Reestruturação Urbana, Centralidade, Espaços de Consumo, Shopping Centers

Resumen

As dinâmicas econômicas contemporâneas e as diferentes alterações nas sociabilidades urbanas produzem conjunturas que conduzem aos processos de reestruturações das cidades, com mudanças das lógicas  espaciais cotidianas, das formas e das centralidades  urbanas. As cidades médias expõem facetas deste processo e revelam novas nuances da urbanização, da complexidade dos espaços urbanos e da expansão dos grandes capitais  imobiliários do ramo dos shopping centers. Neste artigo  buscou-se debater a reestruturação urbana analisando os espaços de consumo nas cidades médias contemporâneas, por meio de fontes bibliográficas e resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias – ReCiMe. Como resultados tem-se uma  expansão das lógicas espaciais corporativas em escala  nacional e a incorporação de novas formas espaciais e novas questões relativas à centralidade urbana.

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Publicado

2024-07-21

Cómo citar

SILVA, William Ribeiro da. Espaços de Consumo e Cidades Médias: Reflexões e Questões Recentes. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 14, p. 101–116, 2024. DOI: 10.36403/espacoaberto.2024.64405. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/64405. Acesso em: 27 jul. 2024.