Trabalho de Campo na (Re)construção da Pesquisa Geográfica: Reflexões Sobre um Tradicional Instrumento de Investigação
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2011.2031Palavras-chave:
trabalho de Campo-Geografia, pesquisa geográficaResumo
O presente artigo apresenta reflexões sobre o trabalho de campo na construção/desconstrução/reconstrução de objetos de investigações geográficas, a partir da experiência de seminário-disciplina em nível de doutorado. Argumenta-se que um dos principais problemas dos geógrafos em formação é o caráter pouco reflexivo na construção ou reconstrução do objeto de pesquisa e que esta característica tem reflexos na ausência de considerações sobre o trabalho de campo, antes e durante a realização da pesquisa, no estímulo à desconstrução/reconstrução de objetos de investigações geográficas que incluam a necessária discussão sobre as tensões internas à própria disciplina.Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2011-07-04
Como Citar
RIO, Gisela A Pires do. Trabalho de Campo na (Re)construção da Pesquisa Geográfica: Reflexões Sobre um Tradicional Instrumento de Investigação. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 1, n. 1, p. 7–20, 2011. DOI: 10.36403/espacoaberto.2011.2031. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/2031. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Espaço Aberto pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da revista. Os trabalhos estão simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0.