Trabalho de Campo na (Re)construção da Pesquisa Geográfica: Reflexões Sobre um Tradicional Instrumento de Investigação
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2011.2031Palabras clave:
trabalho de Campo-Geografia, pesquisa geográficaResumen
O presente artigo apresenta reflexões sobre o trabalho de campo na construção/desconstrução/reconstrução de objetos de investigações geográficas, a partir da experiência de seminário-disciplina em nível de doutorado. Argumenta-se que um dos principais problemas dos geógrafos em formação é o caráter pouco reflexivo na construção ou reconstrução do objeto de pesquisa e que esta característica tem reflexos na ausência de considerações sobre o trabalho de campo, antes e durante a realização da pesquisa, no estímulo à desconstrução/reconstrução de objetos de investigações geográficas que incluam a necessária discussão sobre as tensões internas à própria disciplina.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2011-07-04
Cómo citar
RIO, Gisela A Pires do. Trabalho de Campo na (Re)construção da Pesquisa Geográfica: Reflexões Sobre um Tradicional Instrumento de Investigação. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 1, n. 1, p. 7–20, 2011. DOI: 10.36403/espacoaberto.2011.2031. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/2031. Acesso em: 23 nov. 2024.
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista. Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.