A Arrogância Revelada no Conflito: Bolivianos e Brasileiros no Espaço Escolar da Cidade de Corumbá (MS)

Autores

  • Ana Paula Correia de Araujo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Orsolina Fernandes da Conceição Secretaria Municipal de Educação de Corumbá - MS
  • Luciani Coimbra de Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2015.2509

Palavras-chave:

Fronteira, Migração, Organização do Território.

Resumo

Este artigo volta-se para o cotidiano de alunos do ensino fundamental, crianças e adolescentes, de nacionalidade e residência bolivianas, que optam por estudar nas escolas públicas do Brasil. A fronteira em questão, Corumbá (MS), Brasil -- Puerto Suárez (GB), Bolívia, envolve cidades gêmeas de alta integração formal e funcional. No universo de relações estabelecidas, o espaço escolar revela, na aparência, a integração. Entretanto, um olhar mais aprofundado desvenda o preconceito contra os alunos bolivianos. Esta pesquisa tem por objetivo revelar o conflito no espaço escolar brasileiro. A metodologia de trabalho é sistêmica com análise integrada de todos os elementos que compõem o objeto de análise. Os procedimentos operacionais são revisão bibliográfica e trabalho de campo com aplicação de questionários e entrevistas juntos aos atores sociais envolvidos no espaço escolar.

Biografia do Autor

Ana Paula Correia de Araujo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro PPGG/UFRJ, Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MEF/UFMS e da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Geografia - FAENG/UFMS

Orsolina Fernandes da Conceição, Secretaria Municipal de Educação de Corumbá - MS

Mestre em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MEF/UFMS, Professora Da rede Municipal de Educação de Corumbá - MS

Luciani Coimbra de Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Direito pela Universidade Católica de São Paulo, Professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Downloads

Publicado

2015-06-11

Como Citar

Correia de Araujo, A. P., Fernandes da Conceição, O., & Coimbra de Carvalho, L. (2015). A Arrogância Revelada no Conflito: Bolivianos e Brasileiros no Espaço Escolar da Cidade de Corumbá (MS). Espaço Aberto, 5(1), 145–162. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2015.2509