Novas Interpretações nas Paisagens do Subúrbio Carioca: da Fábrica ao Ócio, do Labor ao Lazer
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2015.2696Palavras-chave:
Paisagem Urbana, Paisagem Cultural, Simbolismo.Resumo
Este trabalho possui como objetivo principal o estudo e a análise das transformações ocorridas durante as últimas décadas em um símbolo da paisagem suburbana carioca e a mudança de sua interpretação, conforme o tempo. Neste caso, trata-se da análise da mudança simbólica de uma antiga fábrica de tecidos existente na Zona Norte carioca, que se transformou em um grande shopping center. Sua nova função introduziu novas práticas e valores urbanos antes não existentes na localidade, que possibilitaram a reinterpretação simbólica e cultural do subúrbio da cidade do Rio de Janeiro.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2015-12-01
Como Citar
AZEVEDO, Renan Caldas Galhardo; JUNIOR, Nilton Abranches. Novas Interpretações nas Paisagens do Subúrbio Carioca: da Fábrica ao Ócio, do Labor ao Lazer. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 5, n. 2, p. 79–94, 2015. DOI: 10.36403/espacoaberto.2015.2696. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/2696. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Espaço Aberto pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da revista. Os trabalhos estão simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0.