Evolução e Dinâmica da Produção de Galináceos na Microrregião de Guaporé/RS / Growth and Dynamics of the Poultry Production Chain in the Geographical Micro-region of Guaporé/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2019.28051

Palavras-chave:

Galináceos, Cadeia Produtiva, Região, Microrregião, Guaporé/RS

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender a dinâmica da produção de galináceos na Microrregião Geográfica de Guaporé/RS, tendo como recorte temporal o quadriênio 1993-2003-2013-2017. Para o desenvolvimento da pesquisa, estabeleceram-se etapas, sendo elas: a primeira etapa da pesquisa consiste em um levantamento bibliográfico acerca da temática investigada. A segunda etapa refere-se ao levantamento de dados secundários no Sistema de Recuperação Automática do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, tendo como variável o efetivo de cabeças produzidas pelos 21 municípios que integram a microrregião. Na terceira etapa realiza-se a  organização dos dados em gráficos, os quais permitiram a espacialização da cadeia produtiva através da elaboração de mapas, onde serão evidenciados os municípios com maior representatividade. Diante das análises realizadas, pode-se verificar a expressividade desta cadeia produtiva na microrregião em estudo, a qual dinamiza e reestrutura o espaço agrário em nível local/regional/global.

Biografia do Autor

Mateus Pessetti, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Geografia pela Universidade de Passo Fundo. Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor de Geografia do Colégio Marista Conceição. Tem interesse em Geografia Humana, especialmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional/local, espaço agrário, epistemologia da geografia e organização do espaço.

Ligian Cristiano Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Geografia e Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem interesse em Geografia Humana, com ênfase para os seguintes temas: desenvolvimento regional/local; organização do espaço e geografia cultural.

Luciane Rodrigues de Bitencourt, Universidade de Passo Fundo

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora do curso de Geografia da Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

2019-12-17

Como Citar

Pessetti, M., Gomes, L. C., & Rodrigues de Bitencourt, L. (2019). Evolução e Dinâmica da Produção de Galináceos na Microrregião de Guaporé/RS / Growth and Dynamics of the Poultry Production Chain in the Geographical Micro-region of Guaporé/RS. Espaço Aberto, 9(2), 119–136. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2019.28051