Espacialidades da Museologia e do Turismo de Base Local na Zona Oeste Carioca (RJ): Iniciativas, Dinâmicas e Desafios de um Movimento Cultural Emergente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2015.2883

Palavras-chave:

Turismo de Base Local, Museologia Alternativa, Zona Oeste Carioca.

Resumo

O propósito deste artigo é dar continuidade ao debate sobre a emergência
de espaços culturais e museais populares na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, reflexo do novo cenário político e da paisagem cultural conservadora que a cidade vem construindo e tem desafiado os diferentes agentes culturais locais (produtores culturais, museólogos, professores, artistas, artesãos, contadores de histórias) a erigir espaços de oxigenação estética e cultural para criar um contraponto à tendência que tem se verificado nos bairro periféricos cariocas: destruição do patrimônio arquitetônico, fragilização das expressões culturais populares e ruptura com o modo de vida rural-agrícola que, por décadas, caracterizou esta região que já experimentou alguns codinomes espaciais (sertão, subúrbio, periferia) que, para o paradigma (pós)modernista atualmente em vigor na esfera governamental e nos setores hegemônicos da sociedade, não cabem mais dentro da imagem dominante que se deseja promover da cidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Diogo da Silva Cardoso, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Geógrafo, Doutor em Geografia pela UFRJ e estagiário de pós-doutorado no âmbito do PPGG/UFRJ, com bolsa PNPD/CAPES.

Downloads

Publicado

2015-12-01

Como Citar

CARDOSO, Diogo da Silva. Espacialidades da Museologia e do Turismo de Base Local na Zona Oeste Carioca (RJ): Iniciativas, Dinâmicas e Desafios de um Movimento Cultural Emergente. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 5, n. 2, p. 27–49, 2015. DOI: 10.36403/espacoaberto.2015.2883. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/2883. Acesso em: 5 nov. 2024.