Fronteiras da Fé: Disputas Socioespaciais em Aparecida, Terra da Padroeira do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2020.29786

Palavras-chave:

Disputas Territoriais, Sagrado e Profano, Espetacularização da Fé, Sacralização do Espaço

Resumo

Aparecida, cidade do Vale do Paraíba Paulista, nasceu de circunstância fortuita – o achado de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição nas águas do rio Paraíba do Sul. O presente estudo aborda seu processo de urbanização em que a disputa pelo território de maior centro de peregrinações do Brasil se opõe a segmentos da Igreja Católica e Governo Municipal. O enfrentamento gerado entre a fé e as necessidades de sobrevivência se desloca então para as necessidades contemporâneas, estruturadas sob um território em conflito. Apoiado em pesquisas bibliográficas e na análise de documentos do poder público e da Igreja Católica, além de pesquisas de campo, este artigo colabora para o estudo das contradições da cultura e dos espaços gerados nestes novos tempos.

Biografia do Autor

Pedro Ribeiro Moreira Neto, Universidade do Vale do Paraíba

Dr em "Géographie Humaine et Organisation de l'Espace - Institut de Geógraphie Université Paris I - Panthéon-Sorbonne" (1982) e em História Social - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas FFLCH - Universidade de São Paulo-USP (2002)

Antonio Carlos Guimaraes, Universidade do Vale do Paraíba

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Colaborador do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba.

Valéria Regina Zanetti, Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)

Dra em HIstória Social, professora do Programa de Pós graduação em Planejamento Urbano e Regional no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Paraíba.

Downloads

Publicado

2020-10-22

Como Citar

Moreira Neto, P. R., Guimaraes, A. C., & Zanetti, V. R. (2020). Fronteiras da Fé: Disputas Socioespaciais em Aparecida, Terra da Padroeira do Brasil. Espaço Aberto, 10(2), 107–127. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2020.29786