Rivera–Santana do Livramento: Regulamentação da Cannabis na “Fronteira da Paz” / Rivera–Santana do Livramento: Regulation of Cannabis on the “Border of Peace”
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2020.30158Palavras-chave:
Fronteira, Circulação, Interação, Cannabis, RiveraResumo
Os espaços de fronteira entre Estados nacionais, áreas de continuidades e conflitos, tem se conformado no imaginário social como espaços propícios à irregularidade, onde as substâncias chamadas “drogas” circulam, assim como uma infinidade de sujeitos, relações, objetos e mercadorias, através do limite político. Esta pesquisa busca pensar as fronteiras, a circulação e as tensões, por meio da aproximação, as disputas de sentidos geradas em torno do consumo de cannabis e as políticas uruguaias de regulamentação de seu mercado no espaço fronteiriço Rivera (Uruguai)–Santana do Livramento (Brasil). Tradicionalmente representado como “fronteira da paz”, este limite internacional não é livre de tensões e disputas de sentidos. Um espaço de continuidades e conflitos, marcado por dois Estados nacionais com regulamentações conflitantes e distintas em relação às “drogas”; as quais são parte da dinâmica da vida cotidiana nesta fronteira e das formas como os sujeitos fronteiriços constroem e experimentam o limite político.Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2020-05-19
Como Citar
CURBELO, Maria Magdalena. Rivera–Santana do Livramento: Regulamentação da Cannabis na “Fronteira da Paz” / Rivera–Santana do Livramento: Regulation of Cannabis on the “Border of Peace”. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 10, n. 1, p. 69–81, 2020. DOI: 10.36403/espacoaberto.2020.30158. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/30158. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Fazer a fronteira - dinâmicas sócio espaciais em áreas de fronteiras internacionais
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Espaço Aberto pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da revista. Os trabalhos estão simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0.