Rivera–Santana do Livramento: Regulamentação da Cannabis na “Fronteira da Paz” / Rivera–Santana do Livramento: Regulation of Cannabis on the “Border of Peace”
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2020.30158Palabras clave:
Fronteira, Circulação, Interação, Cannabis, RiveraResumen
Os espaços de fronteira entre Estados nacionais, áreas de continuidades e conflitos, tem se conformado no imaginário social como espaços propícios à irregularidade, onde as substâncias chamadas “drogas” circulam, assim como uma infinidade de sujeitos, relações, objetos e mercadorias, através do limite político. Esta pesquisa busca pensar as fronteiras, a circulação e as tensões, por meio da aproximação, as disputas de sentidos geradas em torno do consumo de cannabis e as políticas uruguaias de regulamentação de seu mercado no espaço fronteiriço Rivera (Uruguai)–Santana do Livramento (Brasil). Tradicionalmente representado como “fronteira da paz”, este limite internacional não é livre de tensões e disputas de sentidos. Um espaço de continuidades e conflitos, marcado por dois Estados nacionais com regulamentações conflitantes e distintas em relação às “drogas”; as quais são parte da dinâmica da vida cotidiana nesta fronteira e das formas como os sujeitos fronteiriços constroem e experimentam o limite político.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2020-05-19
Cómo citar
CURBELO, Maria Magdalena. Rivera–Santana do Livramento: Regulamentação da Cannabis na “Fronteira da Paz” / Rivera–Santana do Livramento: Regulation of Cannabis on the “Border of Peace”. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 10, n. 1, p. 69–81, 2020. DOI: 10.36403/espacoaberto.2020.30158. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/30158. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Fazer a fronteira - dinâmicas sócio espaciais em áreas de fronteiras internacionais
Licencia
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista. Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.