Dinámicas de Desigualdad y Disputa Territorial de Escala en los Nodos Fronterizos del Espacio Económico Sur Andino: Estudio de Caso de las Ferias de Comercio Popular en la Ciudad de Tacna (Perú) / Dynamics of Inequality and Territorial Dispute of Scale in the Border Nodes of the Southern Andean Economic Area: a Case Study of Street Markets in the City of Tacna (Peru)
Resumo
Este material tem como objetivo demonstrar a dinâmica da desigualdade produzida pela disputa territorial de escala em torno dos nós fronteiriços no espaço econômico do sul dos Andes. Entre os vários nós comerciais que o sul andino apresenta, consideramos o estudo de uma feira popular na cidade de Tacna (Peru) como um estudo de caso para apontar a dinâmica da desigualdade produzida pela disputa territorial entre a escala global e a escala local. Dessa forma, por meio de uma estratégia metodológica quantitativa, apontaremos a desigualdade produzida em torno de três categorias principais: dinâmica de criação de valor, dinâmica de sindicalização e dinâmica de criminalização.
Palavras-chave
Comércio Popular; Sul dos Andes; Fronteiras; Desigualdade
Texto completo:
PDF (Español (España))DOI: https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2020.31986
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Ricardo Jiménez Palacios

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-3071