Políticas de Segurança e Defesa das Fronteiras Paraguaias e Uruguaias com o Brasil / Security and Defense Policies along the Paraguayan and Uruguayan Borders with Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2020.32976

Palavras-chave:

Fronteira Brasil-Paraguai, Fronteira Brasil-Uruguai, Fronteiras, Segurança Pública, Segurança Internacional

Resumo

A segurança nas fronteiras é realidade multifacetada em que questões locais se articulam com problemas nacionais, regionais e internacionais. O presente artigo analisa os desafios securitários paraguaios e uruguaios na fronteira com o Brasil. O questionamento deste artigo é: as políticas paraguaias e uruguaias corroboram com a segurança fronteiriça e incorporam vetores explícitos de cooperação e integração fronteiriça com o Brasil? Argumenta-se que há desafios securitários nas duas fronteiras e nos três países estudados, mas que a cooperação bilateral eleva a qualidade e os resultados da segurança e defesa fronteiriça entre países vizinhos. Este artigo utilizou-se de documentos oficiais e da literatura de estudos fronteiriços e relações internacionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maurício Kenyatta Barros da Costa, Universidade de Brasília

Doutorando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Relações Internacionais da UnB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Segurança Internacional (GEPSI-UnB). Bolsista de Doutorado CNPq.

Downloads

Publicado

2020-05-21

Como Citar

BARROS DA COSTA, Maurício Kenyatta. Políticas de Segurança e Defesa das Fronteiras Paraguaias e Uruguaias com o Brasil / Security and Defense Policies along the Paraguayan and Uruguayan Borders with Brazil. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 10, n. 1, p. 137–156, 2020. DOI: 10.36403/espacoaberto.2020.32976. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/32976. Acesso em: 26 maio. 2024.

Edição

Seção

Fazer a fronteira - dinâmicas sócio espaciais em áreas de fronteiras internacionais