Interpretação Ambiental e Geodiversidade: Proposta de um Painel Interpretativo sobre o Geossítio Pedra Furada, Parque Nacional de Jericoacoara, Ceará

Suedio Alves Meira, Denise da Silva Brito, Jader Onofre de Morais

Resumo


O uso de técnicas de interpretação ambiental em trabalhos referentes à temática da Geodiversidade é de grande relevância devido à capacidade de traduzir o conhecimento científico numa linguagem compreensível pela sociedade. Diante disso, o presente trabalho objetiva discutir a relação entre esses dois campos por meio da confecção de um painel interpretativo sobre o geossítio da Pedra Furada, localizado no Parque Nacional de Jericoacoara (PNJ), Ceará. A metodologia compreende levantamento de referencial teórico, trabalhos de campo para inventariação do patrimônio geológico do PNJ, e a confecção de um painel interpretativo por meio de softwares de edição de imagem e design gráfico. Percebe-se com a realização do presente trabalho a importância da interpretação ambiental para a valorização e divulgação da geodiversidade e do patrimônio geológico e o grande valor dos painéis interpretativos na difusão de conhecimento oriundo das Ciências da Terra.


Palavras-chave


Patrimônio Geológico; Geoconservação; Educação Geológica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2016.3431

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Suedio Alves Meira, Denise da Silva Brito, Jader Onofre de Morais

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 2237-3071