Interpretação Ambiental e Geodiversidade: Proposta de um Painel Interpretativo sobre o Geossítio Pedra Furada, Parque Nacional de Jericoacoara, Ceará

Autores/as

  • Suedio Alves Meira Universidade Federal do Ceará
  • Denise da Silva Brito Universidade Estadual do Ceará
  • Jader Onofre de Morais Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2016.3431

Palabras clave:

Patrimônio Geológico, Geoconservação, Educação Geológica

Resumen

O uso de técnicas de interpretação ambiental em trabalhos referentes à temática da Geodiversidade é de grande relevância devido à capacidade de traduzir o conhecimento científico numa linguagem compreensível pela sociedade. Diante disso, o presente trabalho objetiva discutir a relação entre esses dois campos por meio da confecção de um painel interpretativo sobre o geossítio da Pedra Furada, localizado no Parque Nacional de Jericoacoara (PNJ), Ceará. A metodologia compreende levantamento de referencial teórico, trabalhos de campo para inventariação do patrimônio geológico do PNJ, e a confecção de um painel interpretativo por meio de softwares de edição de imagem e design gráfico. Percebe-se com a realização do presente trabalho a importância da interpretação ambiental para a valorização e divulgação da geodiversidade e do patrimônio geológico e o grande valor dos painéis interpretativos na difusão de conhecimento oriundo das Ciências da Terra.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Suedio Alves Meira, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unifersidade Federal do Ceará (UFC), ligado ao Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), tendo como trabalho de dissertação pesquisa sobre o Patrimônio Geológico do Parque Nacional de Jericoacoara, Ceará. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Apresenta afinidade e trabalhos nas temáticas relativas a Patrimônio Geológico, Geodiversidade, Geoconservação, Geoturismo, Geomorfologia, Geotecnologia e Pedologia.

Denise da Silva Brito, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação (Licenciatura) em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (2014). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará, desenvolve pesquisas na área de Geografia Física e Riscos ambientais no Semiárido, participo do grupo de estudo GEOPED (Geomorfologia e Pedologia).

Jader Onofre de Morais, Universidade Estadual do Ceará

Geólogo pela Universidade Federal de Pernambuco; Mestre em Marine Earth Sciences; Doutor em Marine Geology na Faculty Of Sciences University of London e Pós-Doutor em Geologia Ambiental no Royal Holloway, University of London. Diretor do Instituto de Ciências do Mar-Labomar no período de 1976 a 1988 e Professor Titular do Departamento de Geologia da UFC. Professor Honoris Causa da Universidade Federal do Maranhão.Foi Pesquisador Visitante em Geologia Marinha na Universidade de Londres (1989-1990), Chefe do Departamento de Geologia de 1992 a 1995. Desde 1998 é Professor Titular da Universidade Estadual do Ceará, da qual foi Reitor no Período de 2004 a 2008. Coordena desde 1996 o Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica-LGCO da UECE. Diretor Científico da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico-FUNCAP (1995-1998), Presidente da FUNCAP de 1998 a 2004. Membro do comitê assessor de Oceanografia por dois períodos. Membro desde 1970 e atual Coordenador do Programa de Geologia e Geofísica Marinha- PGGM. Professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais (Labomar-UFC) e em Geografia (UECE). Atual coordenador do Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica da UECE. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Geológica, atuando principalmente nos seguintes temas: sedimentação costeira e marinha, evolução da zona costeira, impacto ambiental, geologia ambiental e aplicações no gerenciamento costeiro.

Publicado

2016-12-07

Cómo citar

MEIRA, Suedio Alves; BRITO, Denise da Silva; MORAIS, Jader Onofre de. Interpretação Ambiental e Geodiversidade: Proposta de um Painel Interpretativo sobre o Geossítio Pedra Furada, Parque Nacional de Jericoacoara, Ceará. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 6, n. 2, p. 9–28, 2016. DOI: 10.36403/espacoaberto.2016.3431. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/3431. Acesso em: 24 nov. 2024.